sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Drenagem Linfática Manual

A Drenagem Linfática é uma massagem com o objetivo de ativar a circulação e o sistema linfático. Com isto o corpo humano tem mais facilidade de livrar das células as toxinas e os radicais livres. Com esta massagem é possível drenar o inchaço causado pela celulite.

Ela é aplicada com movimentos sob leve pressão, feita de forma suave com ritmo lento e preciso. Pode ser feita com as mãos, com auxílio de máquinas ou com eletro estimulação.

Fala-se bastante sobre a Drenagem Linfática. Mas você sabe o por quê deste nome?

A linfa é um líquido que está presente nos vasos linfáticos. Estes por sua vez fazem parte do sistema linfático. Este líquido é incolor e viscoso. São responsáveis pela limpeza interna do organismo. Além disto, ela é responsável por levar oxigênio, nutrientes e hormônios para o tecido, dando ao organismo a condição ideal para seu perfeito funcionamento. A massagem, portanto tem por objetivo levar estes líquidos ao local certo para depois serem eliminados pelo organismo.

Esta massagem é INDOLOR. Alguns pacientes relatam que já sentiram dores na massagem, mas isto é algo que não deve acontecer, pois a massagem é leve e rítmica, com pouca pressão no local. A linfa percorre a superfície da pele e por ser um liquido viscoso ele tem um tráfego lento. O fisioterapeuta ou o esteticista devem estar conscientes de que este é um processo lento e que deve ser feito respeitando os limites do organismo. Massagens que deixam o paciente roxo foram feitas de forma incorreta, com excesso de força na região.
Pacientes que se submeteram ou irão submeter-se a algum tipo de cirurgia plástica é recomendável fazer sessões de massagem a fim de eliminar gorduras localizadas e diminuir o inchaço causado pelo excesso de gordura no tecido adiposo.

Pessoas com câncer, febre, infecções na pele ou insuficiência cardíaca é recomendando procurar outro tratamento para o combate à celulite.
Benefícios da Drenagem Linfática
    • Melhora a oxigenação
    • Melhora a defesa e ação antiinflamatória do organismo
    • Aumenta a potencialidade reparadora
    • Melhora a capacidade de cicatrização

Nenhum comentário:

Postar um comentário